online store Como a Arquitetura e Engenharia podem te ajudar?
top of page
Buscar

Como a Arquitetura e Engenharia podem te ajudar?

Ao andar pelas ruas de nossa cidade nos deparamos com diferentes edifícios. Alguns são visivelmente artísticos, despertam emoções, impressionam pelo seu tamanho, cores e formas.



Em São Paulo temos o MASP (Museu de Arte de São Paulo), no Rio de Janeiro o Museu do Amanhã ou mesmo o Cristo Redentor, em Brasília a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida; todas belíssimas construções que enchem nossos olhos e prendem nossa atenção.


Esses resultados foram possíveis por meio de um esforço conjunto e corretamente coordenado. Foram trabalhos realizados por muitas mãos, ideias materializadas em algo que podemos ver e tocar.


Os protagonistas dessa realidade são todos os trabalhadores que empenharam dias de dedicação. Pedreiros foram instruídos em como proceder de maneira correta no tratamento do concreto e instalação de revestimentos, pintores executaram com cautela todas as demãos de tintas, encanadores e eletricistas realizaram toda a infraestrutura conforme o protocolo exigia, pontos de iluminação foram bem alocados para que a luz fizesse o efeito esperado, gesseiros realizaram os acabamentos de forro e detalhes finais conforme o padrão de qualidade.


Agora perceba: Existe um ponto em comum nesses trabalhos? Tudo parece bem organizado, dando certo e estão tendo algo como guia? A resposta é sim, não foi uma coincidência. Antes que a obra começasse e a materialização da ideia acontecesse, a Arquitetura desempenhou seu papel no projeto arquitetônico, realizando os contornos do que mais para frente poderia vir a ser um MASP, Museu do Amanhã ou o Cristo Redentor, pensou-se no melhor aproveitamento do espaço, paleta de cores internas e externas, na quantidade de banheiros necessários, em corredores bem dimensionados para atender a um grande público e pontos de iluminação em locais estratégicos; a Engenharia atuou junto à Arquitetura, empregando suas funções para garantir segurança e eficiência na obra; projetos estruturais foram desenvolvidos para o correto dimensionamento de vigas, pilares, lajes e fundações, bem como instalações elétricas e hidráulicas, tudo é quantificado e colocado na ponta do lápis, de cálculos do orçamento ao cronograma, tudo foi precisamente planejado!


Agora pense no seguinte: todo esse primor técnico pode ser aplicado a você? É algo que está ao alcance de qualquer pessoa? mais uma vez a resposta é sim! A Arquitetura e Urbanismo e em especial a Engenharia Civil prestam serviços necessários ao bem estar e ao desenvolvimento de toda a sociedade. Com a ajuda desses profissionais, a construção de uma pequena casa residencial pode ter o mesmo impacto visual e emocional que um grande museu; apartamentos podem ser reformados e revitalizados com trabalhos de marcenaria, marmoraria, iluminação e decoração, sua cozinha pode ser mais bela e funcional, sua sala de estar mais acolhedora e seus quartos muito mais adequados para o merecido descanso de um fim de dia. Barreiras financeiras poderão ser vencidas com a ajuda desses profissionais, pois a construção ou reforma dos seus sonhos serão colocados na ponta do lápis e dimensionados da melhor maneira possível para que eles se tornem realidade.

Portanto, assim como se realiza consulta em médicos especialistas para problemas de saúde, advogados para problemas judiciais e psicólogos para desenvolver seu autoconhecimento, realize uma consulta com um Arquiteto e Urbanista e um Engenheiro civil para conhecer soluções em edificações e evitar estresse com trincas, infiltrações ou em ter uma residência que não te agrade visualmente, e mais que isso, não coloque sua segurança em risco, conheça o potencial dessas profissões, gaste pouco e conquiste muito! É um investimento que tem benefícios de longo prazo, pois seu lar poderá passar por várias e várias gerações. Dê esse presente a você e sua família!


Equipe Lar Pontual

55 visualizações0 comentário
bottom of page